Aço ou Prata, que material escolher?

A diferença fundamental entre o aço e a prata é a forma como cada um dos materiais é obtido. A prata é um material encontrado na natureza e é considerado um metal precioso, o que à partida o torna mais caro que o aço. De salientar que as joias feitas em prata existentes no mercado são compostas por uma liga em que a prata, por norma, se encontra numa percentagem de 92,5%, sendo o restante composto por outros metais que conferem à peça durabilidade e resistência. Um peça em prata pura quebraria facilmente, já que a prata nesse estado é um material muito maleável. Outra característica da prata sofre um processo denominado oxidação, responsável pelo escurecimento da joia ao longo do tempo, perdendo algum do seu brilho inicial. Apesar desse aspecto, é sempre possível realizar uma limpeza com produtos específicos para prata.
O aço é uma liga de metal fabricada pelo homem e não é encontrada na sua forma natural na natureza. É um material extremamente resistente, o que certamente garante maior durabilidade às joias criadas com este metal.
Curiosamente a maior resistência do aço pode ser um ponto menos positivo, já que uma joia, peça única, sem ligamentos de ajuste, não pode ser modificada.
Ao contrário da prata, o aço não oxida e mantém o seu aspecto brilhante independente da acção do tempo. Importa realçar que o aço que aqui referimos é o aço cirúrgico (316L) que além de inoxidável, tem propriedades antialérgicas. Joias em aço que não sejam feitas com esta norma vão enferrujar em contacto com a água.

Sim, agora já sei algumas das diferenças entre joias feitas em aço e em prata. E qual escolho?

Agora que conhece as principais diferenças entre as joias de aço e as de prata, o que se pode concluir é que a escolha da peça ideal vai variar muito com a preferência de quem a utiliza. A prata, por ser considerada um metal precioso manterá o seu valor vinculado, nem que seja ao valor da prata em si.
Por outro lado, para quem quer maior durabilidade e praticidade, uma joia de aço é a escolha ideal, já que esta mantem a cor e brilho por muito mais tempo e dificilmente a peça irá sofrer danos de maior.
As joias de aço e prata costumam ser do agrado de quem prefere acessórios mais arrojados e casuais.
De qualquer forma, é possível encontrar os mais variados designs tanto em joias de prata, como em aço. Existe uma larga gama de anéis, colares, brincos e pulseiras confecionados em ambos os materiais. Concluindo, é razoável afirmar que se trata de uma decisão mais influenciada pelo design da peça que pelo material e portanto, do que está à espera? Temos centenas de peças nos dois materiais à escolha.

× Posso ajudar?