Prata 925? Qual o significado? 

Prata 925? Qual é o significado do termo?

Na realidade é um conceito muito simples. Significa que a prata 925 é composta por 92,5% de prata e 7,5% de outros materiais. Então não posso ter uma joia em prata 100% pura? É raro encontrar peças com prata 100% pura, já que teriam uma dureza muito baixa e por consequência deformariam com muita facilidade.
Os metais adicionados são muito importantes porque facilitam a elaboração das joias e aumentam a sua resistência, o que se vai aumentar a sua durabilidade.  

Já ouvi o termo “Prata de Lei”. O que quer dizer?

A prata, enquanto metal precioso, era um material cobiçado e desejado pela nobreza, já que era um símbolo de sofisticação e elegância, algo que não mudou até hoje. No século XV a coroa quis certificar-se de que suas joias obedeciam a um padrão de qualidade, ou seja, o mais puras possível, com menos misturas de outros materiais. É então que surge o termo “prata de lei”. A legislação da época exigia que as joias tivessem um mínimo de 80% de pureza, sendo que o não cumprimento era punido de forma pouco simpática. Com o passar do tempo, o standard para a prata de lei tornou-se 95% de pureza, ou seja o equivalente ao termo Prata 950.

Ora bem, Prata 925, Prata de lei ou Prata 950, qual a diferença, e qual a melhor?

Olhando para os números seria de pensar que a prata 925 é inferior à prata de lei. Porém, na realidade, esta também apresenta altíssima qualidade e durabilidade. A diferença, portanto, encontra-se apenas em seu grau de pureza. Não há “a melhor”. Apesar de apresentarem qualidade, durabilidade e brilho inicial semelhantes, a diferença na sua constituição já é o suficiente para notar variações entre as peças de prata de lei (950) e prata 925. A mais significativa é a tendência da prata de lei (950) escurecer mais rápido que a prata 925, devido à menor percentagem menor de outros elementos. Esse é um dos motivos porque é mais utilizada em joias artesanais.

E então? Qual compro?

Seja a prata de lei (950) ou prata 925, uma joia será sempre uma óptima escolha. No entanto, a tendência do mercado é para a venda da prata 925, que é neste momento a referência a nível de joias em prata. Estas joias duram imenso e passam de geração em geração, são clássicas e elegantes e fazem prendas inesquecíveis. Afinal, todos nós merecemos ser realeza de vez em quando!

× Posso ajudar?